Conheça a Lajota (Tavela ou Bovedilha de Concreto)

O que são Lajota ou Bovedilha de concreto?

bovedilha-tavela-lajotas-de-concreto

As Bovedilhas, Lajotas ou Tavelas de concreto são altamente utilizadas na Europa e em alguns países da América do Sul, o artefato ainda é pouco conhecido no Brasil, porém tem um potencial gigantesco de crescimento, pois as vantagens em comparação com a tavela de cerâmica são grandes, principalmente quando a questão é segurança de trabalho e resistência.

Em questão de peso da peça a versão de concreto é sim mais pesada que a de cerâmica e de isopor, porém, após a concretagem da laje ela se torna mais leve, e sua resistência pode chegar a 350 kg, possuindo um alto índice de resistência ao contrário da cerâmica que possui baixa resistência, tornando até mesmo arriscado o processo de construção da laje, pois a pessoa que estiver trabalhando nessa fase da obra, deverá tomar cuidado, para não pisar na tavela de cerâmica, e acabar quebrando ela, podendo acontecer um acidente grave sua obra.

bovedilha-tavela-lajotas-de-concreto

Na concretagem da obra você já poderá ver que terá uma obra mais econômica, pois em uma casa de 10m³ que se usaria 6 cm de concreto, você poderá utilizar apenas 3 cm, ou seja, a metade do que você investiria com as tavelas de cerâmica. Em questão de peso na mesma obra com 10 m³, com a concretagem de 6 cm de espessura representa 18.000 kg e com a concretagem de 3 cm são apenas 9.000 kg e com muito mais resistência.

lajota-de-concreto-ou-de-ceramica

Acabamento

As tavelas ou bovedilhas de concreto são uma boa alternativa para quem possui o objetivo de fazer uma laje mais segura e leve, além de ser sustentável, se comparado a peça de cerâmica.

Conheça algumas vantagens desse artefato em comparação com a peça de cerâmica.

– Lajota de concreto é ecológica, pois não passa pelo processo de queima em sua fabricação;

– Revestimento mais fácil e econômico;

– Redução da camada de concreto na laje;

– Mais segurança na construção da laje;

Veja abaixo, um de nossos vídeos falando mais sobre o assunto!

Sobre

Há mais de 50 anos, no mercado da fabricação de máquinas para produção de tijolos ecológicos, blocos e pavers de concreto, a JARFEL é também a inventora das prensas de tijolos ecológicos solo cimento.

Posts recentes

7 passos para fabricar os tijolos ecológicos solo cimento Para fabricar os tijolos ecológicos será necessária uma Prensa Manual ou Semiautomática, um triturador de solo JAG ou peneira, solo areno argiloso (70% areia e 30% argila), cimento e água.

Siga-nos

Onde encontro o solo para produzir os tijolos ecológicos?