Pavers ou Bloquetes de Concreto
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O que é um Paver de Concreto
A sua origem é antiga, desde século XIX, onde calçadas as eram com pedras e pedregulhos, para que as pessoas não pisassem diretamente no barro. Com o passar do tempo, surgiu o concreto, porém é um material relativamente caro, depois nasceu o asfalto que é basicamente o mesmo material utilizado para produzir o bloco de concreto e paver, porém com uma emoção asfáltica no meio para dar liga, mas o asfalto trouxe um grande problema para a natureza, que foi a impermeabilização do solo, comprometendo o controle climático da região, por exemplo, um bairro mais alto, onde a água é escorrida para os córregos mais facilmente que no centro da cidade que é baixo consequentemente terá um clima mais quente.
O correto seria inserir materiais que permitissem o escoamento da água, como pedrisco, paralelepípedo, fazendo com que a água se infiltre na terra evitando esse problema climático na região.
Os pavers intertravados são peças pré-moldadas com tamanhos e formas variantes, adequadas para a área selecionada para pavimentação. Sua coloração, além do cinza – cor natural do cimento, é vermelho, cinza-escuro, terracota (marrom), camurça e amarelo.
A comercialização de pavers é feita por metro quadrado (m²) e estocados em paletes de madeira ou cintados. Com grande variedade de formas, cores e módulos, suas espessuras variam entre 6 e 10 cm, dependendo da aplicação. Suas características e resistência variam de acordo com o tráfego que a pavimentação receberá.
As peças são produzidas para ter resistência igual ou maior que a estrutura dos edifícios. Quando o arquiteto ou engenheiro projeta o piso, ele determina qual tamanho e espessura das camadas de sub-base e subleito justamente para os blocos aguentarem a pressão que receberá e não afundar ou quebrar.
Seu reparo também é facilitado, pois as peças podem ser retiradas e repostas sem a necessidade de quebra-quebra na região afetada.
Espessura das peças de concreto (PCA – 1984)
60 mm para tráfego leve, de pedestres;
80 mm para tráfego de veículos comerciais ou veículos pesados;
100 mm ou 120 mm para situações de tráfego muito pesado.
Resistência à compressão minima do paver: fpk > 35 MPa
Fonte: Mapa da obra (Votorantim)
Como utilizar e assentar os pavers e bloquetes de concreto?
1º Passo – Nivele a base:
Regularize e compacte o solo. Faça o nivelamento inicial com bica corrida na área que será pavimentada. Com uma enxada, espalhe bem, para que nenhuma área fique desnivelada.
2º Passo – Pegue a referência:
Meça e tire os pontos de referência conforme os caimentos necessários. O próprio bloco pode servir de ponto. Faça isso em toda a área que será pavimentada.
3º Passo – Instale as guias:
Em seguida, instale as guias de concreto para confinamento do pavimento intertravado.
4º Passo – Espalhe o pedrisco:
Para receber as peças, é necessário que a base seja preparada com pedrisco limpo. Espalhe o pedrisco com uma enxada, sem cobrir ou danificar os pontos de referência. De acordo com os pontos posicionados inicialmente, faça o sarrafeamento do pedrisco com uma régua.
5º Passo – Coloque a areia (ou o pó de pedra):
Para tráfego leve, se coloca após a compactação do solo, dispensando a brita ou o pedrisco. Deixe uma camada de 3 a 5 cm.
6º Passo – Coloque as peças:
Com a base totalmente nivelada, organize as peças no chão. Inicie pelo bloqueio, que pode ser uma guia ou um muro, onde o bloco possa ser contido. Utilize uma linha de pedreiro para manter o nivelamento e siga com o encaixe dos blocos.
7º Passo – Faça os arremates:
Quando a execução chegar no outro canto, será preciso fazer os arremates. Para isso, marque, com um lápis, o tamanho necessário do bloco.
8º Passo – Faça o encaixe:
Com uma guilhotina de pressão, corte o piso com cuidado para dar o encaixe a peça.
9º Passo – Verifique o nível:
Sempre verifique o nivelamento. Caso necessário, ajuste as peças com um martelo de borracha.
10º Passo – Rejunte:
Após finalizar os arremates, faça o rejuntamento com areia média lavada. Não use cimento. Jogue a areia sobre o pavimento e com uma vassoura, espalhe-a por toda a área, para preencher os espaços entre os blocos.
11º Passo – Compacte:
Utilize um rolo compactador para travar o piso. Passe por toda a área pavimentada em movimentos de vai e vem.
12º Passo – Acabamento:
Após travar o piso, retire o excesso do material com uma vassoura. A execução está finalizada e a área pavimentada pode receber o tráfego.
Desenho e Tipos de Paginação
Há diversas formas de se assentar os blocos. Com isso, há uma grande liberdade de estilo de pavimentação – também chamado de pavimentação. Entre eles, estão a junta corrida, em dama ou junta amarrada. Se no local houver tráfego de veículos, é necessário assentar no estilo espinha de peixe à 45° ou 90° em relação ao sentido do trânsito.
Tipos de pavers e bloquetes
Paver 10x20 (Tijolinho)
Um dos bloquetes mais tradicionais e utilizados é o retangular, popularmente chamado de tijolinho. Na execução de 1 m², é utilizado 50 peças desse tipo. Há também o bloco de 16 faces, onde são necessárias apenas 40 peças na execução de 1 m², gerando economia.
Este tipo de bloco é versátil e geralmente é executado em três estilos diferentes: amarração, dama e espinha de peixe. É extremamente importante seguir o projeto de pavimentação, onde é definido a espessura das camadas de base e a espessura das peças a serem assentadas. É necessário também que o projeto e a instalação sigam o que determina a NBR 15953, que frisa as normas sobre a verificação, compactação e espessura da base; a execução e espessura da camada de assentamento e do material utilizado; o alinhamento correto no início do assentamento e a execução das contenções internas e externas, que garantirá que as peças sejam intertravadas.
Paver Drenante Permeável
A diferença do paver convencional para o altodrenante é que a absorção da água é de 100%, seu aspecto é mais cascudo para fazer a função de dreno da água.
Paver Raquete
Pavers Sextavado / Hexagonal
Pavers Ossinho
Pavers 3 Pontas
Pisograma
O Pisograma é aplicado o mesmo processo para tráfego leve, com os complementos de terra, grama e peças especiais colocadas nos trechos de percurso de pedestres ou veículos. A Grande vantagem do pisograma é que ele possui um nível de permeabilidade considerável alto, atendendo as exigências de calçamento de algumas cidades do Brasil.
Conheça abaixo alguns modelos de pisograma:
Piso Tátil de alerta
A instalação do piso tátil de alerta deve ser realizada de maneira perpendicular ao sentido do deslocamento, em cor e textura que contrastem com o restante do piso adjacente.
• É utilizado na indicação em:
• Rebaixamento de calçadas;
• Obstáculos sobre o pavimento;
• Postes;
• Porta de elevadores;
• Desníveis no solo, como vãos, plataformas de embarque/desembarque e palcos;
• No início, intervalo e término de escadas e rampas.
Regulamentação: ABNT NBR 9050/2004
Piso Tátil de alerta (inclinação à 45°)
O piso tátil de alerta é mais funcional quanto é disposto à 45°, pois os cones em linha reta podem confundir os usuários com o piso guia com fileiras, que são dispostos desta maneira.
Piso tátil direcional (ABNT NBR 9050/2004)
• Ter textura diferente do piso comum com seção trapezoidal;
• Deve ser instalado no sentido do deslocamento das pessoas;
• Ter largura entre 20 e 60 cm;
• Seu cromo deve ser diferenciado.
O piso guia deve ser instalado em espaços amplos, como em calçadões, por exemplo, evitando que a pessoa se perca. Também deve ser instalado onde as guias de balizamento não sejam contínuas (deficientes visuais também se guiam batendo a bengala em paredes). As cores dos pisos geralmente são vermelhos, amarelos ou azuis, para que pessoas com baixa visão possam perceber o contraste com o solo. Também devem ser antiderrapantes. O ideal é que o piso tátil seja aplicado próximo ao meio da calçada, onde há mais segurança e livre de obstáculos. Em calçadas pequenas, o piso deve ser instalado à 40 cm da guia. Em calçadas maiores, a distância pode variar entre 60 e 80 cm.
Sobre
Há mais de 50 anos, no mercado da fabricação de máquinas para produção de tijolos ecológicos, blocos e pavers de concreto, a JARFEL é também a inventora das prensas de tijolos ecológicos solo cimento.