Pavers ou Bloquetes de Concreto

O que é um Paver de Concreto

O paver é um artefato de concreto que há algum tempo está crescendo bastante a sua produção e também ganhando visibilidade para os construtores, ele é uma pavimentação Intertravado.

A sua origem é antiga, desde século XIX, onde calçadas as eram com pedras e pedregulhos, para que as pessoas não pisassem diretamente no barro. Com o passar do tempo, surgiu o concreto, porém é um material relativamente caro, depois nasceu o asfalto que é basicamente o mesmo material utilizado para produzir o bloco de concreto e paver, porém com uma emoção asfáltica no meio para dar liga, mas o asfalto trouxe um grande problema para a natureza, que foi a impermeabilização do solo, comprometendo o controle climático da região, por exemplo, um bairro mais alto, onde a água é escorrida para os córregos mais facilmente que no centro da cidade que é baixo consequentemente terá um clima mais quente.

O correto seria inserir materiais que permitissem o escoamento da água, como pedrisco, paralelepípedo, fazendo com que a água se infiltre na terra evitando esse problema climático na região.
Então o paver surgiu em meio a essa necessidade, pois ele permite o escoamento parcial da água em torno de 20% e ao mesmo tempo apresenta uma pavimentação de qualidade, para os pedestre e carros que circulam nessa região, sendo até mesmo melhor que o paralelepípedo, a terra e o pedrisco. Além do equilíbrio climático que proporciona para essa região pavimentada com pavers.

Pavers Bloquetes de ConcretoOs pavers intertravados são peças pré-moldadas com tamanhos e formas variantes, adequadas para a área selecionada para pavimentação. Sua coloração, além do cinza – cor natural do cimento, é vermelho, cinza-escuro, terracota (marrom), camurça e amarelo.

A comercialização de pavers é feita por metro quadrado (m²) e estocados em paletes de madeira ou cintados. Com grande variedade de formas, cores e módulos, suas espessuras variam entre 6 e 10 cm, dependendo da aplicação. Suas características e resistência variam de acordo com o tráfego que a pavimentação receberá.

Se a área pavimentada for para tráfego de pedestres, ciclovias, ou ruas internas de condomínios, o ideal é que o bloquete tenha 40 mm de comprimento e 35 MPa de resistência. Em vias com trânsito intenso, com veículos pesados como caminhões e ônibus, é necessário que o bloquete tenha resistência de 50 Mpa, se a peça tiver resistência inferior, não atende à norma regulamentadora.

As peças são produzidas para ter resistência igual ou maior que a estrutura dos edifícios. Quando o arquiteto ou engenheiro projeta o piso, ele determina qual tamanho e espessura das camadas de sub-base e subleito justamente para os blocos aguentarem a pressão que receberá e não afundar ou quebrar.
Devem ser executadas contenções laterais nos pavimentos, evitando o deslizamento dos blocos. Ao efetuar a limpeza, é essencial ter cuidado ao utilizar máquinas de hidrojateamento, pois, se o jato for muito forte nas juntas dos bloquetes, a areia que serve como rejunte pode ser retirada, soltando as peças.

Seu reparo também é facilitado, pois as peças podem ser retiradas e repostas sem a necessidade de quebra-quebra na região afetada.

Espessura das peças de concreto (PCA – 1984)

60 mm para tráfego leve, de pedestres;

80 mm para tráfego de veículos comerciais ou veículos pesados;

100 mm ou 120 mm para situações de tráfego muito pesado.

Resistência à compressão minima do paver: fpk > 35 MPa

Fonte: Mapa da obra (Votorantim)

Como utilizar e assentar os pavers e bloquetes de concreto?

1º Passo – Nivele a base:
Regularize e compacte o solo. Faça o nivelamento inicial com bica corrida na área que será pavimentada. Com uma enxada, espalhe bem, para que nenhuma área fique desnivelada.

2º Passo – Pegue a referência:
Meça e tire os pontos de referência conforme os caimentos necessários. O próprio bloco pode servir de ponto. Faça isso em toda a área que será pavimentada.

3º Passo – Instale as guias:
Em seguida, instale as guias de concreto para confinamento do pavimento intertravado.

4º Passo – Espalhe o pedrisco:
Para receber as peças, é necessário que a base seja preparada com pedrisco limpo. Espalhe o pedrisco com uma enxada, sem cobrir ou danificar os pontos de referência. De acordo com os pontos posicionados inicialmente, faça o sarrafeamento do pedrisco com uma régua.

5º Passo – Coloque a areia (ou o pó de pedra):
Para tráfego leve, se coloca após a compactação do solo, dispensando a brita ou o pedrisco. Deixe uma camada de 3 a 5 cm.

6º Passo – Coloque as peças:
Com a base totalmente nivelada, organize as peças no chão. Inicie pelo bloqueio, que pode ser uma guia ou um muro, onde o bloco possa ser contido. Utilize uma linha de pedreiro para manter o nivelamento e siga com o encaixe dos blocos.

7º Passo – Faça os arremates:
Quando a execução chegar no outro canto, será preciso fazer os arremates. Para isso, marque, com um lápis, o tamanho necessário do bloco.

8º Passo – Faça o encaixe:
Com uma guilhotina de pressão, corte o piso com cuidado para dar o encaixe a peça.

9º Passo – Verifique o nível:
Sempre verifique o nivelamento. Caso necessário, ajuste as peças com um martelo de borracha.

10º Passo – Rejunte:
Após finalizar os arremates, faça o rejuntamento com areia média lavada. Não use cimento. Jogue a areia sobre o pavimento e com uma vassoura, espalhe-a por toda a área, para preencher os espaços entre os blocos.

11º Passo – Compacte:
Utilize um rolo compactador para travar o piso. Passe por toda a área pavimentada em movimentos de vai e vem.

12º Passo – Acabamento:
Após travar o piso, retire o excesso do material com uma vassoura. A execução está finalizada e a área pavimentada pode receber o tráfego.

Desenho e Tipos de Paginação

Há diversas formas de se assentar os blocos. Com isso, há uma grande liberdade de estilo de pavimentação – também chamado de pavimentação. Entre eles, estão a junta corrida, em dama ou junta amarrada. Se no local houver tráfego de veículos, é necessário assentar no estilo espinha de peixe à 45° ou 90° em relação ao sentido do trânsito.

Tipos de pavers e bloquetes

Paver 10x20 (Tijolinho)

Um dos bloquetes mais tradicionais e utilizados é o retangular, popularmente chamado de tijolinho. Na execução de 1 m², é utilizado 50 peças desse tipo. Há também o bloco de 16 faces, onde são necessárias apenas 40 peças na execução de 1 m², gerando economia.

Este tipo de bloco é versátil e geralmente é executado em três estilos diferentes: amarração, dama e espinha de peixe. É extremamente importante seguir o projeto de pavimentação, onde é definido a espessura das camadas de base e a espessura das peças a serem assentadas. É necessário também que o projeto e a instalação sigam o que determina a NBR 15953, que frisa as normas sobre a verificação, compactação e espessura da base; a execução e espessura da camada de assentamento e do material utilizado; o alinhamento correto no início do assentamento e a execução das contenções internas e externas, que garantirá que as peças sejam intertravadas.

Paver Drenante Permeável

A diferença do paver convencional para o altodrenante é que a absorção da água é de 100%, seu aspecto é mais cascudo para fazer a função de dreno da água.

O altodrenante é altamente recomendado para ser utilizado em bairros, ruas com trafego leve, praças, calçadas e nunca em avenidas ou vias de trafego rápido e pesado.
Esse modelo pode ser utilizado com o piso de concreto também, usando 50% da calçada de concreto e 50% com paver drenante, isso é suficiente para que boa parte da água seja escorrida para o solo.

Paver Raquete

O paver modelo raquete é um paver que possui mais pontos de travamento que o retangular e ao mesmo tempo possui um aspecto visual interessante, lembrando um mosaico.

Pavers Sextavado / Hexagonal

O sextavado ou Hexagonal é um modelo bastante encontrado em áreas destinadas para passeios de pedestres como parques e calçadas, pois ele possui sua superfície totalmente plana, oferecendo ao pedestre um passeio muito mais suave.

Pavers Ossinho

O modelo de bloquete ossinho já é considerado um paver que possui bons pontos de travamento, pois a sua forma faz com que uma peça segure a outra, como se fosse uma corrente. É possível utilizá-lo em calçadas, estacionamentos e garagens.

Pavers 3 Pontas

O bloquete de 3 pontas é o menos conhecido de todos os outros modelos, mesmo sendo um dos modelos com maior ponto de travamento e possuir uma boa característica visual.

Pisograma

O Pisograma é aplicado o mesmo processo para tráfego leve, com os complementos de terra, grama e peças especiais colocadas nos trechos de percurso de pedestres ou veículos. A Grande vantagem do pisograma é que ele possui um nível de permeabilidade considerável alto, atendendo as exigências de calçamento de algumas cidades do Brasil.

Conheça abaixo alguns modelos de pisograma:

Piso Tátil de alerta

A instalação do piso tátil de alerta deve ser realizada de maneira perpendicular ao sentido do deslocamento, em cor e textura que contrastem com o restante do piso adjacente.

• É utilizado na indicação em:
• Rebaixamento de calçadas;
• Obstáculos sobre o pavimento;
• Postes;
• Porta de elevadores;
• Desníveis no solo, como vãos, plataformas de embarque/desembarque e palcos;
• No início, intervalo e término de escadas e rampas.

Regulamentação: ABNT NBR 9050/2004

Piso Tátil de alerta (inclinação à 45°)

O piso tátil de alerta é mais funcional quanto é disposto à 45°, pois os cones em linha reta podem confundir os usuários com o piso guia com fileiras, que são dispostos desta maneira.

Piso tátil direcional (ABNT NBR 9050/2004)

A instalação do piso tátil direcional deve ser realizada no sentido de deslocamento das pessoas, em cor e textura contrastante ao restante do piso, indicando o caminho a ser percorrido. Características:

• Ter textura diferente do piso comum com seção trapezoidal;
• Deve ser instalado no sentido do deslocamento das pessoas;
• Ter largura entre 20 e 60 cm;
• Seu cromo deve ser diferenciado.

O piso guia deve ser instalado em espaços amplos, como em calçadões, por exemplo, evitando que a pessoa se perca. Também deve ser instalado onde as guias de balizamento não sejam contínuas (deficientes visuais também se guiam batendo a bengala em paredes). As cores dos pisos geralmente são vermelhos, amarelos ou azuis, para que pessoas com baixa visão possam perceber o contraste com o solo. Também devem ser antiderrapantes. O ideal é que o piso tátil seja aplicado próximo ao meio da calçada, onde há mais segurança e livre de obstáculos. Em calçadas pequenas, o piso deve ser instalado à 40 cm da guia. Em calçadas maiores, a distância pode variar entre 60 e 80 cm.

Sobre

Há mais de 50 anos, no mercado da fabricação de máquinas para produção de tijolos ecológicos, blocos e pavers de concreto, a JARFEL é também a inventora das prensas de tijolos ecológicos solo cimento.

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